Tid  9 timmar 42 minuter

Recorded april 2016

5,8

Visad 1914 gånger, ladda ned 69 gånger

i närheten av Assureira, Viana do Castelo (Portugal)

O trilho da Serra da Pedrada tem como objetivo principal o Marco Geodésico da Pedrada, ponto mais alto da Serra do Soajo com 1416 metros. O seu cume fica no limite entre as freguesias de Soajo, Cabreiro, Gondoriz e Gavieira e é o mais proeminente do distrito de Viana do Castelo. Nas encostas desta montanha existem diversas brandas como a branda da Cova, a branda das Bosgalinhas e a branda de Gorbelas.
Trilho com início e fim na Casa Florestal de Murço (Soajo / Adrão) que classificamos de grau de dificuldade elevado devido à sua extensão e por isso não aconselhado no inverno, pela duração da luz solar mas também pelo perigo de queda nas zonas rochosas.
Saímos da Casa Florestal de Murço em direção à branda da Cova, por caminho de pé posto atravessando várias linhas de água, sendo a mais conhecida a Ribeira da Escura. Ai chegados, aproveitamos a mesa e bancos exteriores da casa da branda da Cova para fazer o reforço da manhã contemplando a magnífica paisagem que nos rodeia. Ao longe um grupo de garranos pastam tranquilamente, o silêncio e os raios solares convidam à serenidade… mas ainda estávamos a muitas horas do final deste trilho, por isso fizemos-nos novamente ao caminho.
Agora tomamos como direção o norte, atravessamos o Rio João Cão e pouco depois estávamos no Curral do Pedro, continuamos e ao longe já se avista o Alto da Pedrada, principal objetivo do dia. Tendo sempre como referência a estrutura metálica no seu cume, procuramos o melhor caminho por entre a vegetação rasteira da época, a carqueja e o tojo. Já no Alto da Pedrada (1416m) é hora da foto da “praxe” no marco geodésico e de almoçar. Forças retemperadas volta-mos ao caminho, seguimos o PR Trilho das Brandas em direção ao Fojo do Lobo de Seida, começamos a avistar o seu extenso muro, seguimos paralelos ao muro por caminho de pé posto até ao fojo, contornamo-lo e começamos a subir a encosta. No alto, duas grandes mariolas marcam o caminho. Seguimos em direção à branda de Gorbelas, agora encosta abaixo, já se avista o lugar rodeada por campos de centeio fechados por belos muros de pedra solta.
Atravessamos a branda de Gorbelas por um estradão que cortamos à direita para seguir um caminho lajeado que nos leva a Rouças. Uma paragem no café local para refrescar as gargantas e logo voltamos ao caminho. Atravessamos a localidade e seguimos caminho paralelo ao Rio da Veiga, já próximo de Tibo atravessamos o Rio da Veiga e seguimos pela GR Travessia das Serras da Peneda e Soajo até à localidade. Atravessamos Tibo pela rua principal, pouco depois, seguimos por caminho empedrado à esquerda que nos levou à estrada municipal. Seguimos por 2 kms a estrada, passamos pelo miradouro de Cerqueiral, magnificas panorâmicas sobre todo o vale, o dia estava perfeito para apreciar tamanha beleza, as aldeias encaixadas no vale dos maciços rochosos e ao longe a albufeira do Lindoso completava o espetacular cenário.
Seguimos para Adrão pelo PR do Soajo, continuando passamos pela Capela da Senhora da Paz e branda da Bordença e daqui até à Casa Florestal de Murço onde terminou este magnifico dia de trekking no Parque Natural da Peneda/Geres.

CERQUEIRAL

CAPELA SENHORA DA PAZ

BRANDA DA BORDENÇA

• PicosAlpinos 2016-maj-03

Mais uma descrição que nos deixa um desejo enorme de ir e apreciar. Muito bom trabalho mais uma vez. Obrigado pela partilha. Parabéns!