Aktivitet

Serra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura

Ladda ned

Foton från leden

Bild avSerra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura Bild avSerra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura Bild avSerra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura

Av

Statistik för leden

Avstånd
18,51 km
Höjdökning
582 m
Svårighetsnivå
Lätt
Höjdsänkning
582 m
Max höjd
1 217 m
TrailRank 
99 4,6
Min höjd
823 m
Ledtyp
Slinga
Rörlig tid
4 timmar 41 minuter
Tid
7 timmar 34 minuter
Koordinater
3286
Uppladdad
30 januari 2021
Registrerad
januari 2021
  • Betyg

  •   4,6 9 Recensioner

i närheten av Jundiaí, São Paulo (Brazil)

Visad 9106 gånger, laddats ned 298 gånger

Foton från leden

Bild avSerra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura Bild avSerra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura Bild avSerra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura

Vägbeskrivning

Serra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura.


SIGA A GENTE NO INSTAGRAM: @Vatrilhar


Trilha iniciada em uma antiga igrejinha às margens da Estrada da Laranja Azeda, que da acesso às torres da TV Cultura no topo. Foi aonde deixei o veículo estacionado.

O início é de uma looonga caminhada em estrada de terra, que apesar de simpática é um longo aclive e pode ser evitado (explicarei melhor).

Após a subida, inicia-se a trilha já bem no topo e antes de chegar nas torres. Não há mirante pois o solo permite que a vegetação cresça frondosa. A trilha é, na verdade, uma antiga estrada de terra que deixou de ser usada por veículos, a tornando ideal para bikers e trail runners, que são abundantes nesse trecho. No caso do hiking, faz com que a dificuldade técnica seja baixa já que o piso é relativamente regular, a trilha é larga e de evidente visualização.
A vegetação, conforme li, é um dos últimos vestígios de Mata Atlântica na região; é belíssima e bem fechada.
Sempre descendo, pode-se observar bifurcações para trilhas e em uma dessas deve-se tomar à esquerda. A partir daí, a trilha fica um pouco mais fechada, mas ainda seguindo o padrão anterior. Aqui deixo um ponto de atenção pois visualizamos uma cobra Coral, que fugiu ao nos detectar. Mas todo cuidado é pouco.
Ainda descendo, atravessamos um belo riacho e logo avistamos um antigo rancho, que, em caso de chuvas repentinas, pode ser usado como abrigo. Após o rancho, deve-se tomar à esquerda, para seguir para a Cachoeira do Pinheirinho.
Mantendo a dificuldade técnica fácil, atravessar o riacho em 2 pontos para alcançar a cachoeira. Vale aqui um alerta: há algumas placas no caminho proibindo o banho, mas 2 grupos estavam fazendo uso do poço (que é pequeno) sem seguir as regras. Mas um bom ponto para um lanche!
Após a cachoeira, um breve aclive à direita. Aqui a antiga estrada torna-se bem erodida, aumentando o grau de dificuldade levemente, já que além de mais irregular tem pontos escorregadios (eu escorreguei). Mas nada complicado.
Mais um ponto de atenção, dessa vez uma Cascavel na trilha. Por ser larga, foi fácil contorná-la. Mas diferente da Coral, ela não só não fugiu como se colocou em posição de ataque (à distância). Minha sugestão é: sempre que realizar seus hiking's ou trekking's nos biomas brasileiros, fazer uso de uma perneira (ou polaina) que cubra até abaixo dos joelhos. É aonde a grande maioria dos ataques (que são raros) acontecem. E por favor: Não matar, machucar ou mesmo incomodar o animal, que está em seu habitat.
Mantendo a descida, chegar-se em outra estrada de terra. Um bom ponto para deixar o veículo e fazer esse log "na contramão".
Tomando à direita na saída da trilha, em pouco tempo chega-se na Cachoeira da Macumba. Local muito frequentado (novamente a placa de proibição de nadar) e um pouco sujo (lixo de todo tipo), já que o acesso fácil é convidativo a um público que pode não estar tão em sintonia com as boas práticas do montanhismo. Porém, visitei 3 quedas que, apesar de também terem poços rasos, são de beleza ímpar. Existe uma trilha que sobe a cachoeira, mas deixo a exploração para outra ocasião. Se alguém a fizer, por favor deixe comentários.

Retornamos novamente pela estrada de terra, movimentada e pouco atrativa, exceto por um trecho que tivemos um bom panorama novamente dessa bela serra e seu bioma.

OBSERVAÇÃO FINAL: Não sou fã de caminhadas em estradas de terra, então deixo como sugestão ou estacionar o carro no início da trilha (nas torres) ou no fim da trilha. Acredito que seja mais agradável.

🐍🐍ATENÇÃO🐍🐍: Mais uma vez deixo o alerta de visualização de cobras Coral e Cascavel. Atenção aonde pisa/se senta e, por favor, não incomode o animal.

Waypoints

IkonRuiner Höjd 962 m
Bild avCapelinha

Capelinha

(Aonde deixei o carro)

IkonRuiner Höjd 937 m
Bild avCasa datada de 1903

Casa datada de 1903

IkonWaypoint Höjd 1 088 m
Bild avEstrada de terra

Estrada de terra

Looooooonga

IkonWaypoint Höjd 1 150 m
Bild avPortão Parque Serra do Japi

Portão Parque Serra do Japi

Fechado - Siga em frente. Não é aí que vamos.

IkonWaypoint Höjd 1 101 m
Bild avEstrada de terra

Estrada de terra

E tome subida!

IkonFoto Höjd 1 103 m
Bild avVista da Serra do Japi

Vista da Serra do Japi

IkonUtsikt Höjd 1 103 m
Bild avVista da Serra do Japi 2

Vista da Serra do Japi 2

Bela paisagem!

IkonKorsning Höjd 1 212 m
Bild avInício da trilha

Início da trilha

Siga em frente! OBS: Para a direita vai para a torre da TV Cultura (não visitei). ATENÇÃO: Aqui recomendo deixar o carro e começar sua trilha!

IkonWaypoint Höjd 1 088 m
Bild avTrilha

Trilha

Antiga estrada de terra, que faz com que a trilha seja larga e extremamente visível.

IkonWaypoint Höjd 1 040 m
Bild avTrilha2

Trilha2

Fácil visualização Atenção: Visualizei uma cobra Coral (não fui conferir se era a verdadeira ou a falsa)

IkonKorsning Höjd 1 016 m
Bild avVirar a esquerda

Virar a esquerda

Sair da trilha principal e pegar à esquerda.

IkonWaypoint Höjd 1 006 m
Bild avTrilha3

Trilha3

Um pouco mais fechada, mas ainda uma antiga estrada de terra que deixa bem visível

IkonWaypoint Höjd 929 m
Bild avTrilha4

Trilha4

Bela vegetação da Mata Atlântica ao redor.

IkonFlod Höjd 894 m
Bild avPinguela

Pinguela

Atravessar o riozinho.

Bild avAntigo Rancho

Antigo Rancho

Local para se abrigar em caso de necessidade!

IkonFlod Höjd 899 m
Bild avRio

Rio

Atravessar

IkonFlod Höjd 911 m
Bild avRio

Rio

Aguas bem cristalinas. Atravessar

IkonVattenfall Höjd 912 m
Bild avCachoeira do Pinheirinho

Cachoeira do Pinheirinho

Pocinho e águas cristalinas.

IkonWaypoint Höjd 907 m
Bild avTrilha5

Trilha5

Um pouco mais fechada a trilha Atenção: Visualizei uma Cascavel!

IkonKorsning Höjd 828 m
Bild avFim da trilha

Fim da trilha

Aqui retornamos à estrada de terra. OBS: Fica como opção para deixar o carro também.

IkonFlod Höjd 822 m
Bild avRio

Rio

Atravessar para chegar na cachoeira.

IkonVattenfall Höjd 830 m
Bild avCachoeira da Macumba 1 Queda

Cachoeira da Macumba 1 Queda

IkonVattenfall Höjd 852 m
Bild avCachoeira da Macumba 2 Queda

Cachoeira da Macumba 2 Queda

IkonVattenfall Höjd 850 m
Bild avCachoeira da Macumba 3 Queda

Cachoeira da Macumba 3 Queda

IkonUtsikt Höjd 968 m
Bild avVista da Serra do Japi 3

Vista da Serra do Japi 3

Mais uma bela visão

IkonFlora Höjd 976 m
Bild avFlores

Flores

Kommentarer  (49)

  • Bild av Giuliana Gallana
    Giuliana Gallana 3 feb. 2021

    Ótima descrição, obrigada!

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 3 feb. 2021

    Disponha! Sugiro estacionar bem no início da trilha e caminhar ida e volta. Mais agradável!

  • Bild av Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella 6 feb. 2021

    Gostei muito da trilha. Mas o lixo deixado pelas pessoas ao longo do caminho é de tirar do sério... uma pena mesmo. Um lugar belíssimo.

  • Bild av Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella 6 feb. 2021

     

    Jag har följt den här leden  Läs mer

    Gostei muito da trilha. Mas o lixo deixado pelas pessoas ao longo do caminho é de tirar do sério... uma pena mesmo. Um lugar belíssimo.

  • Bild av vilsonjr
    vilsonjr 6 apr. 2021

    Olá meu amigo, parabéns pelos seus relatos.
    Sabe dizer se dá para fazer bem de bike o trajeto todo?
    Um gde abs.

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 6 apr. 2021

    Obrigado! Acredito que dá sim. Cruzei com alguns bilkers por lá! Bom passeio!

  • Bild av natashaavancini
    natashaavancini 16 apr. 2021

     

    O parque está fechado? Ou está é uma entrada secundária que não precisa de autorização

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 16 apr. 2021

    Não é dentro do parque.

  • Bild av jonnis
    jonnis 25 apr. 2021

     

    Jag har följt den här leden  verifierade  Läs mer

    Uma ótima trilha pra curtir sozinho ou junto com amigos,apenas deve-se prestar atençao as bifurcacoes. Vale muito a pena conhecer.

  • Bild av jonnis
    jonnis 25 apr. 2021

    Sim,da pra fazer de bike,inclusive encontramos alguns pelo meio da trilha. Obrigado mv_mao pela descriçao da trilha.

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 25 apr. 2021

    Que bom que gostou! Quero voltar lá!

  • Bild av Sunao Takahashi
    Sunao Takahashi 25 apr. 2021

     

    Jag har följt den här leden  verifierade  Läs mer

    Fiz a trilha em 24/04/2021, segui as dicas e deu tudo certo. Parabens e obrigado

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 25 apr. 2021

    Obrigado pelo retorno! Essa trilha é bem gostosa mesmo!

  • Bild av Zanella Trail & MTB
    Zanella Trail & MTB 8 maj 2021

    Olá! Tem que atravessar rio?

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 8 maj 2021

    Oi, riozinho bem raso. Tem fotos

  • Bild av mary.mary -Ambrósia
    mary.mary -Ambrósia 28 maj 2021

    Boa tarde. A trilha é monitorada? Tem que pagar para entra??

  • Bild av mary.mary -Ambrósia
    mary.mary -Ambrósia 28 maj 2021

    Quero fazer

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 28 maj 2021

    Boa tarde. Não é monitorada, aberta em Fev/21.

  • Bild av mary.mary -Ambrósia
    mary.mary -Ambrósia 28 maj 2021

    Ok. Obrigada.

  • Bild av mary.mary -Ambrósia
    mary.mary -Ambrósia 3 juni 2021

    Trilha mega Master. Não entramos cobra nenhuma pra bater um lero rsrsrs. Foi de boa. Aammeeiiiiiii!!!

  • Bild av mary.mary -Ambrósia
    mary.mary -Ambrósia 3 juni 2021

    Correção. Não encontramos cobra.

  • Bild av mary.mary -Ambrósia
    mary.mary -Ambrósia 3 juni 2021

     

    Jag har följt den här leden  verifierade  Läs mer

    Trilha mega Master. Não encontramos cobra nenhuma pra bater um lero rsrsrs. Foi de boa. Aammeeiiiiiii!!!

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 3 juni 2021

    Que bom que gostaram!!!!!!

  • Bild av Trilha Rock
    Trilha Rock 27 juni 2021

    Sua trilha está sensacional! Mto bem marcada! Segui tds os passos e deu certinho... pena que tive que entrar clandestino na cachoeira da macumba pois fecharam a entrada... mas estava curioso para conhecer e arrisquei... mas disseram que a ambiental está circulando forte por ali...

  • Bild av Trilha Rock
    Trilha Rock 27 juni 2021

     

    Jag har följt den här leden  verifierade  Läs mer

    Não é para iniciantes... leva mta água... traga o lixo de volta

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 27 juni 2021

    Que bom que gostou!!!! É uma das minhas preferidas também!

  • Rogerio386 26 aug. 2021

    Bom dia Varela. O local deixou carro e seguro?

    Sobre a rota como você fez para se guiar?

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 26 aug. 2021

    Bom dia. Deixei na Igrejinha, mas, como recomendei no log, sugiro subir de carro até entrada da trilha, perto das torres. Havia bastante carros estacionados lá. A trilha passa a ser ida e volta e não circular, e fica bem menor!

    Sobre a rota, o plano pago do Wiki (aproximadamente 60 reais/ano) você navega como um "Waze". Recomendo.

  • Rogerio386 26 aug. 2021

    Beleza irmão

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 26 aug. 2021

    Tmj. Trilha muito gostosa!

  • Bild av Roger*386
    Roger*386 6 sep. 2021

    Fiz a trilha irmão. Foi top.

  • Bild av RicBlanco
    RicBlanco 10 dec. 2021

     

    Jag har följt den här leden  verifierade  Läs mer

    Trilha bacana!! Valeu!!

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 20 jan. 2022

    Valeu RicBlanco!

  • Bild av Aventureiro
    Aventureiro 20 mars 2022

    Fiz a trilha ontem seguindo sem trekking grato amigo..

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 20 mars 2022

    Que bom que gostou!

  • Bild av Aventureiro
    Aventureiro 22 mars 2022

    Seguindo seu trekkiing 🤣🤣🤣 e nao sem trekking

  • Bild av Will Galbiate
    Will Galbiate 24 juli 2022

     

    Jag har följt den här leden  verifierade  Läs mer

    Trilha fácil e bem batida, porém, a entrada da cachoeira da macumba estava fechada, guardas ambientais estão proibindo o acesso

  • Bild av aacoelho
    aacoelho 31 aug. 2022

     

    Trilha muito boa!
    Fiz essa trilha numa versão um pouco mais longa. Esta opção reduz um bom trecho de estradinhas de terra.
    Região de preservação ambiental é preciso seguir as regaras do local.

  • Bild av NPossognolo
    NPossognolo 12 okt. 2022

    Boa tarde e obrigado por compartilhar.

    Por gentileza poderia me dizer se o acesso e a saída da cachoeira da Macumba estão liberados. Andaram fechando (arames) alguns acessos.

    Obrigado

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 13 okt. 2022

    Bom dia NPossognolo!

    Infelizmente não sei dizer. Minha última visita foi em Jan/21.

  • Bild av NPossognolo
    NPossognolo 20 okt. 2022

    Muito obrigado pela dica e por compartilhar. Fiz hoje e é espetacular! Boas trilhas! 🙌

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 20 okt. 2022

    Valeu! E estava aberta a cachu?

  • Bild av NPossognolo
    NPossognolo 20 okt. 2022

    Cachoeira da Macumba está fechada, mas, do Pinheirinho que é muito melhor estava liberada. Abraço

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 20 okt. 2022

    Obrigado pela informação!!!!!!

  • Guiga JS 14 feb. 2025

    Sensacional suas dica, to pensando em fazer esse fim de semana sozinho, é permitido acampar em algum ponto da trilha?

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 14 feb. 2025

    Dia! Bom, é aberto mas acampar.... só se for perto do ponto da casinha... mas o Japi, pela proximidade a SP, não seria para mim uma opção de Camping. O acesso é muito fácil, o que torna a quantidade de pessoas que acessam muito grande.....

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 14 feb. 2025

    Se quiser acampar acampe em Extrema.

  • Bild av LRJ2025
    LRJ2025 30 mars 2025

    Eu fiz esta trilha fantástica muito mato pra quem gosta, tomar cuidado muitas cobras, e ovo de cobras 100 metros antes do rio da cachoeira pinheirinho, no final um belo almoço como recompensa.

  • Bild av VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 30 mars 2025

    Que legal Lucas. Sim, cobras! Mas a paisagem vale a pena!

Du kan eller den här leden