PNT Pedra da Gávea Completa via P4 (com Garganta do Céu)
i närheten av Vila Balneária, Rio de Janeiro (Brasil)
Visad 554 gånger, laddats ned 28 gånger
Foton från leden



Vägbeskrivning
Circuito partindo da entrada do Parque Nacional da Tijuca (PNT) Pedra da Gávea, subindo pela trilha que vai até a Garganta do Céu e então pela trilha-via-de-escalada chamada de P4 (em função do morro à frente que leva o nome de Pico dos Quatro) até a parte alta da Pedra da Gávea. Aí lá em cima fomos até o Platô, a Cabeça do Imperador e a Gruta da Orelha Direita e enfim voltamos pela trilha normal (Carrasqueira) até a entrada do PNT.
A entrada do PNT Pedra da Gávea fica no final da Estrada Sorimã, no sub bairro da Barrinha, na Barra da Tijuca. A melhor forma de chegar é de carro (próprio ou taxi/aplicativo), mas é possível chegar de bike ou então a pé vindo do metrô Jardim Oceânico (2,4km ou 30m andando). O ponto de referência é uma rotatória com uma praça (Praça Professor Velho da Silva) e um portão com uma guarita. Passe pela guarita e suba a Estrada Sorimã. Aconselho quem estiver de carro a estacionar logo que encontrar uma vaga, pois lá em cima tem poucas vagas e é ruim de manobrar.
O PNT Pedra da Gávea abre às 08:00 e exige na entrada o nome de um responsável, o tamanho do grupo, um contato de emergência e é bom sempre informar o destino. Os roteiros possíveis são:
a) Pedra da Gávea via Carrasqueira
b) Garganta do Céu
c) Pedra da Gávea via P4 (necessário equipamentos de escalada)
d) Travessia dos Gigantes (necessário equipamentos de escalada)
e) Cachoeira da Gávea
f) Barrinha (vias de escalada)
g) Passagem dos Olhos (via de escalada)
Dessa vez fomos para a Pedra da Gávea via P4. A trilha começa subindo cerca de 400m até chegar em uma bifurcação em que se vê uma seta amarela apontada para a esquerda. Essa seta aponta para a trilha da Pedra da Gávea via Carrasqueira. A trilha para a P4 é a que passa por trás dessa árvore.
Depois de andar mais de 1,6km (já tendo passado uma fonte de água e um mirante), há uma bifurcação não marcada nesse tracklog em que ou se segue reto por uma trilha ou sobe-se à direita pelas pedras. Acabamos subindo à direita pelas pedras e vimos que as trilhas se juntam mais acima na bifurcação "pegar à direita subindo". É só seguir subindo até chegar no colo entre a Pedra da Gávea (à esquerda) e o Pico dos Quatro (à direita). Nesse ponto também é onde se desce à frente/esquerda para a Garganta do Céu. Descemos até esse mirante e curtimos uns 10 minutos a vertiginosa vista. [levamos 1h30 +- para chegar aqui]
Voltamos do mirante até o colo e pegamos em direção a Pedra da Gávea. Subindo escalaminhando um trecho chegamos na base do primeiro lance de 20m de escalada: um diedro de 2º grau com 2 grampos no caminho e um grampo ao final para montagem de Parada Simples. Nos preparamos para escalar, eu guiei o lance, montei a Parada e fiz a segurança para os 4 demais subirem.
Depois desse lance de escalada, a trilha continua com um lance de escalaminhada difícil e um pouco de caminhada até o segundo lance de escalada: uma rampa de aderência de 2º grau de uns 10 a 15m. Rudrá guiou, montou a parada simples e fez a segurança para nós 4 subirmos.
Após esse lance, há um trecho mais longo de trilha (caminhada) e que passa por um lance de escalaminhada mais difícil também. Depois quando já se está quase chegando ao platô da Pedra da Gávea há uma 3º lance de escalada: uma aderência de primeiro superior ou segundo grau que costuma ficar molhado e meio perigoso em alguns trechos. O guia deve subir, montar a Parada em uma árvore acima e fazer a segurança para os demais. Passado esse trecho, pode-se guardar todos os equipamentos de segurança, pois praticamente se chegou ao Platô da Pedra da Gávea.
Depois de irmos ao Platô, fomos até a Cabeça do Imperador, que fica na extremidade oposta da Pedra da Gávea. Cuidado no trecho do cabo de aço. Há risco alto nesse trecho! É preciso descer no "batman": segure a corrente, desça perpendicular a pedra até chegar num degrau de ferro. Aí é esticar a perna direita até o chão.
Ali se chega na "Geladeira". O trecho seguinte é uma escalaminhada difícil. Acabei não colocando nesse tracklog, mas vá com cuidado, com ao menos uma parte do corpo nas fendas molhadas. No trecho final dessa escalaminhada, tem os locais certos para pisar o pé direito e se erguer nele com o corpo mais próximo e apertado na rocha oposta.
Passado esse trecho, é só caminhar até a extremidade da Cabeça do Imperador. Ali no caminho vai se passar ao lado da "Pedra do Raio", o cume da Pedra da Gávea. Para subir nela, é preciso pular e subir correndo em um ato de fé, sem hesitação! Caso você hesite, você vai escorregar para trás e aí você precisa ser rápido para voltar à pedra da qual pulou. Caso contrário, vai cair um metro abaixo e pode se machucar.
Lá na extremidade da Cabeça do Imperador, em cima tem um mirante lindo para toda a Floresta da Tijuca e tem a famosa "cadeirinha do imperador" (MUITO CUIDADO PARA SENTAR NELA).
Depois de fazermos um bom lanche na Cabeça do Imperador, voltamos até a Trifurcação marcada no tracklog e pegamos o caminho para a Orelha Direita do Imperador. Aqui é preciso orientação para seguir pela trilha correta descendo para esquerda até avistar um "bonsai gigante". Chegando nele, à esquerda, tem um trecho de escalaminhada difícil por fendas até chegar na gruta da Orelha Direita do Imperador. Lá é o único lugar que tem um "livro do cume". Assine-o, deixe-o como encontrou e curta a paz do local. [POR FAVOR, NÃO SUJE O LOCAL!]
Por fim, depois dessa grande aventura, voltamos até a trifurcação e pegamos a trilha normal da Pedra da Gávea via Carrasqueira. Chegamos nela no por do sol e descemos sem equipamentos, pois do nosso grupo de 5 pessoas, 4 já tinham subido e descido a Carrasqueira algumas vezes e o 5º integrante era um escalador amador. Recomendo descer a Carrasqueira sempre com quem a conhece, pois principalmente na descida é fácil errar o caminho e ir para um trecho exposto, com alto risco. É uma escalada de 1º grau de boas e grandes agarras, com uns 30 a 50m de extensão.
Depois de descer a Carrasqueira, o restante da trilha é caminhada e escalaminhada, cerca de 1h30 até voltar à entrada do Parque.
Distância: +- 10km
Ganho de elevação: +- 900m
Dificuldade técnica: difícil (trilha com escalada de 2º grau)
Esforço físico: pesado
Duração total: 9h, sendo 1h30 até a Garganta do Céu, 30m curtindo lá, cerca de 2h00 para subir da base da P4 até o Platô, 10m no Platô, 20m até a Cabeça do Imperador, uns 40m curtindo na Cabeça, 30m da Cabeça até a Orelha Direita, 30m curtindo na Orelha e aí umas 2h50 da Orelha até onde estacionamos o carro (voltamos devagar devido ao cansaço)
Orientação: moderada, pois fomos em vários lugares. A Orelha exige mais orientação
Exposição ao sol, vento, chuva e raios: na parte alta da Pedra da Gávea a exposição é alta. Não suba se o tempo estiver ruim e desça rápido se avistar uma nuvem de verão carregada
Riscos consideráveis: quedas fatais e graves nos trechos de escalada (P4, Carrasqueira), em trechos de escalaminhada (corrente, por ex.) e em mirantes (cadeirinha do Imperador, por ex.)
Waypoints

Esquerda para Pedra da Gávea (Carrasqueira) x Reto/Direita para Garganta do Céu e P4
Pegamos reto/direita



Pegar a direita subindo
Pegar a direita. A trilha a esquerda vem la de baixo em uma bifurcação na parte das rochas seguindo reto/esquerda. Subimos as rochas para o outro caminho



Colo entre Pedra da Gávea (esquerda) e Pico dos Quatro (direita)
Daqui se desce para a Garganta do Céu, se caminha pelo Pico dos Quatro ou então pega-se à esquerda e sobe para a Pedra da Gávea via P4. ATENÇÃO: SÃO 3 LANCES DE ESCALADA GRAU 2 E 2 DE ESCALAMINHADA MAIS DIFÍCIL


Base da P4 (Primeiro Lance de Escalada)
Agora é só escalando. É mais difícil e perigoso que a Carrasqueira. Eu escalo e subi primeiro, montei a Parada e fiz a segurança para a galera escalar com segurança

Parada Simples
Rudrá escalou, montou uma Parada Simples e fez a segurança para todos/as

3º lance de escalada (EXPOSTO OU MOLHADO, CUIDADO)
Aderência de primeiro superior ou segundo. O problema é que ficando molhado fica perigoso (e estava molhado mais acima). Alguns de nós passou pelo mato, mas foi perigoso também. pelo canto direito dá pra subir também, mas é beem exposto


Corrente para Cabeça do Imperador
Descer no "Batman". Cuidado! Segure a corrente, desça perpendicular a pedra até chegar num degrau de ferro. Aí é esticar a perna direita até o chão



Pedra do Raio, o cume da Pedra da Gávea
Altitude: 844m Para subir no cume, é preciso subir correndo em um ato de fé. Cuidado se não conseguir. É preciso ser rápido e voltar para a pedra da qual a pessoa se impulsionou.


Bonsai gigante
O ponto de referência para a fenda que leva até a Gruta Orelha Direita do Imperador



Carrasqueira vista de cima
Escalada de 1º grau. Fácil para quem escala ou quem é bom em escalaminhadas, mas não recomendado ir sem equipamentos para pessoas que não tem experiência em escalada ou em escalaminhadas mediana-difíceis. Se tiver medo de altura, não desça sem equipamento. Se nunca tiver ido e não for escalador/bom escalaminhador, vá com alguém que conheça bem essa parede


Mirante para Face do Imperador
É o local de onde se sobe para a via clássica de escalada Passagem dos Olhos

Praça da Bandeira
Aí estamos no morro da Bandeira. Tem caminho para a Carrasqueira, para voltar à entrada do Parque, para a chaminé Elly

Aqui pode-se ir para a Pedra do Navio (ou só descer e subir da trilha da Pedra da Gávea mesmo)
De noite, não dá pra ver nada - e não fomos até o mirante não
Kommentarer (5)
Du kan lägga till en kommentar eller recensera den här leden
Rapaz, sua descrição é muito boa, cada detalhe descrito nas fotos. Uma delas é o salto da fé, eu olhando a imagem do rapaz descendo a pedra creio já ter entendido o local onde é necessário faz o "salto da fé". Top demais! Parabéns.
heheh Valeu Victor!
Tmj diretor.
Eu tenho um pouco de resistência a altura, subir e descer pela p4 é melhor né?
De jeito nenhum. Vá pela Carrasqueira