Tid  2 timmar 40 minuter

Koordinater 985

Uploaded den 26 september 2016

Recorded september 2016

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1 353 m
1 122 m
0
2,4
4,9
9,78 km

Visad 6483 gånger, ladda ned 442 gånger

i närheten av Riacho Fundo, Minas Gerais (Brazil)

Tracklog de acesso à Cachoeira Bicame, nos arredores de Lapinha da Serra. O ponto inicial é acessível por qualquer tipo de veículo em qualquer época do ano. Lembre-se: o acesso é LIMITADO a 30 pessoas por dia.

COMO CHEGAR:
O vilarejo de Lapinha da Serra está a aproximadamente 140km de Belo Horizonte. Acesso principal é via Serra do Cipó, pela rodovia MG-010. Após a ponte estreita sobre o Rio Cipó entre à esquerda na primeira rotatória.
Até Santana do Riacho a rodovia é asfaltada, os 13km finais são em estrada de terra em condições medianas, trafegável por qualquer tipo de veículo. O ponto inicial do tracklog está a 5km do centro do povoado. Para quem faz um bate-volta, não é preciso ir até o povoado, basta seguir reto (manter esquerda) no "cotovelo", uma curva fechada na estrada de terra um pouco antes do povoado. O início é num local conhecido como pé de manga, a segunda porteira da estrada.

A TRILHA:
O ponto inicial é acessível com qualquer veículo, em qualquer época do ano. No período de máxima estiagem (agosto/outubro) o pequeno córrego após o pé de manga seca e é possível avançar com carro de passeio até a porteira da Fazenda Cachoeira, reduzindo 2km de caminhada. Mas, ATENÇÃO: há um aclive mais íngreme que exige alguma técnica para ser transposto por veículos 4x2. Veículos 4x4 e motos chegam a porteira em qualquer época do ano, sem dificuldade. (ATUALIZAÇÃO: em fevereiro/2017 a estradinha após o pé de manga estava bem ruim, não transitável por veículos 4x2. Até veículos 4x4 podem ter alguma dificuldade).

O trajeto até a Bicame segue parte da antiga estradinha Transamante, que fazia a ligação entre Santana do Riacho e Congonhas do Norte. Após a sede há uma bifurcação bem sinalizada e a trilha segue para a cachoeira sem chance de erro.

Existem placas e algumas intervenções pelo caminho. Embora seja uma trilha de extensão razoável para um bate-volta, praticamente não apresenta dificuldade para o caminhante. O ponto de maior dificuldade técnica é a subida até o topo da cachoeira, mas é opcional.

A subida até a parte alta da cachoeira tem início nos arredores do poço, por uma espécie de caminho de água. No caminho para o topo há ruínas de um bicame (calha por onde a água corre), que provavelmente deu nome ao local. Na parte alta do Rio das Pedras há dezenas de degraus e pequenas piscinas. O local é bem fácil de ser explorado, já que o rio é raso em grande parte.

Em feriados me parece que a procura pelo local é maior, então é importante começar a caminhada cedo para não ser barrado na sede. Durma em Lapinha da Serra na noite anterior, de preferência. Em finais de semanas normais o movimento é menor, então é tranquilo fazer um bate-volta a partir de Belo Horizonte.

CONSIDERAÇÕES:
> A Cachoeira Bicame encontra-se em uma RPPN (propriedade particular), sujeita às regras dos proprietários;

> Horário de visita: 8 às 17h. Entrada permitida até as 13 horas. Limite de 30 pessoas por dia. Entrada gratuita;

> Trilha 100% exposta ao tempo, protetor solar e chapéu são ítens obrigatórios!

> É possível fazer o trajeto de bike, classificaria o percurso como moderado, com alguns trechos de empurra-bike na volta;

> Único ponto de água pelo caminho fica próximo a portaria/casa do caseiro, onde também é possível fazer um pequeno lanche (vendem algumas coisas no local);

> No trecho de estradinha há diversos atalhos, assim o percurso fica algumas centenas de metros menor. Marquei apenas alguns no tracklog. O mais significativo fica no KM4,4. Ao invés de continuar pela estrada ou por um atalho que corta a curva, siga por trilha batida em direção a uma cerca contendo uma placa (visível desde a estrada, siga em direção ao ponto "Atalho"). Por este atalho o aclive é menor, o fim dele é nas proximidades da sede;

> Não há sinal de celular no trajeto;

> Há uma infraestrutura mínima na "portaria", com água e sanitários.

View more external

Crossroads

Cotovelo

Seguir reto (esquerda)
träd

Pé de Manga

parkering

Fazenda Cachoeira

Entrada na RPPN. Estacionar antes
Waypoint

Porteira

Information

Casa

Identificação dos visitantes. Limite de 30 pessoas. Banheiro, água e lanches.
Waypoint

Porteira

Bro

Água

Crossroads

Esquerda para Bicame

Sair da estrada
bild

Mirante Bicame

bild

Rio de Pedras

Vattenfall

Bicame

Information

Trilha para parte alta

Subir por um caminho de água
Waypoint

Totem

Flod

Topo Bicame

Crossroads

Atalho

11 kommentarer

  • Bild av Fernando Maciel Souto Maior

    Fernando Maciel Souto Maior 2017-jul-07

    I have followed this trail  View more

    A Bicame é uma trilha que não perco de forma alguma. Tanto pela cachoeira em si, quanto pelas paisagens durante a trilha, quanto por partir e chegar em Lapinha da Serra, que eu gosto muito. Sempre volta em Lapinha e Bicame.

  • Bild av Gadetto

    Gadetto 2018-maj-19

    Excelente descritivo, parabéns.

  • Bild av Irineia Caetano

    Irineia Caetano 2018-sep-02

    I have followed this trail  verifierade  View more

    A trilha esta bem descrita, consegui chegar na trilha sem problema, mas acho que o grau de dificuldade pode ser moderado ela distancia...

  • Bild av Hélio Jr

    Hélio Jr 2018-sep-06

    Olá Irineia,
    que bom que não teve problemas!
    Realmente a trilha é um pouco comprida, mas oferece pouquíssima dificuldade técnica, que é o item avaliado pelo Wikiloc.
    Bons ventos!

  • Bild av Maicon Reis

    Maicon Reis 2019-jan-09

    Show de bolaaaaa!

  • Bild av danieldct

    danieldct 2019-mar-30

    Boa noite! Gostaria de levar uma criança de 5 anos. Acha conveniente ou não? Ela gosta de andar, até diverti, mas parece ser muito longa a caminhada ne

  • Bild av Hélio Jr

    Hélio Jr 2019-mar-30

    Olá Daniel,
    a trilha é tranquila de uma forma geral, ainda que no trecho final tenha uma descida mais acentuada.
    O que você tem que considerar, realmente, é a distância. São quase 10km do pé de manga até a cachoeira, imagino que, com uma criança, esse percurso leve de 3 a 4 horas para ser concluído. Se ela estiver acostumada, não vejo problemas.

  • Bild av Escoteirochico

    Escoteirochico 2019-jun-26

    I have followed this trail  View more

    Um dos lugares mais bonitos da Lapinha da Serra, todo o caminho é cheio de belezas...

  • Sofia Peixoto 1 2019-okt-06

    Olá Hélio, fiz a trilha dia 5 de outubro de 2019 e o acesso até o estacionamento com carro de passeio foi impossível. O ideal é deixar o carro no pé de manga e começar a caminhada.

  • Mariane Dos Santos 2019-dec-11

    Olá,
    Estou querendo visitar a cachoeira com uma turma de 20 a 25 pessoas em janeiro de 2020.
    Gostaria de saber se possuí e é permitido armar barraca próximo ou em algum ponto do trajeto até a cachoeira?
    Se possuí alguma parte do trajeto que possa ser feita de carro?
    Possuí área de estacionamento seguro ?
    Qual o horário recomendo para chegada com um grupo grande e conseguirmos entrar?

    Obrigada

  • Bild av Hélio Jr

    Hélio Jr 2019-dec-11

    Olá Mariane,
    o trajeto de carro pode ser feito até o ponto inicial deste arquivo. Não há possibilidade de armar barracas na cachoeira ou na trilha até lá, trata-se de uma RPPN e a atividade de acampamento não é permitida. O estacionamento é em uma estrada vicinal, relativamente segura. Para um grupo deste tamanho o ideal é começar a caminhar no máximo às 06:00.

You can or this trail