Ladda ned

Avstånd

13,18 km

Höjdökning

425 m

Svårighetsnivå

Medel

Höjdsänkning

425 m

Max höjd

2 651 m

Trailrank

39

Min höjd

2 349 m

Ledtyp

Slinga

Tid

7 timmar 50 minuter

Koordinater

8776

Uppladdad

17 september 2021

Registrerad

juli 2021

Skicka till din GPS

Ladda ned leder från Wikiloc direkt till din Garmin, Apple Watch eller Suunto.

Skaffa Wikiloc Premium Uppgradera för att slippa annonser
Skicka till din GPS Skicka till din GPS
Var den första som applåderar
Dela
-
-
2 651 m
2 349 m
13,18 km

Visad 98 gånger, laddats ned 19 gånger

i närheten av União, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminhada na Parte Alta do Parque Nacional de Itatiaia, incluindo o Morro do Couto e as Prateleiras, com vistas para o vale do Rio Campo Belo e para o Vale do Paraíba.

O caminho circular começa no Camping Rebouças e sobe pela Estrada do Parque por 3 km até o Posto do Marcão, ponto para abastecimento de água. Depois o caminho segue pela estrada do Morro da Antena até encontrar uma saída à direita, onde começa a trilha propriamente, inicialmente para o Morro do Couto. Segue-se facilmente a trilha até um platô com algumas instalações. A partir daí o caminho vira um trepa-pedras até o topo do Morro do Couto.

A partir do platô deve-se buscar o caminho pelas pedras mais à esquerda de quem está vendo o Morro do Couto. Há uma parte razoavelmente vertical, em que se deve buscar a canaleta da direita, onde se tem um bom apoio para os pés e a exposição não é grande. Após galgar-se algumas pedras, chega-se em um ponto em que há uma saída à direita para o cume do Morro do Couto, alcançado após alguns metros.

Após nos deleitarmos com as vistas a partir do Morro do Couto, um dos pontos mais altos do país, voltamos à trilha do circuito propriamente dito. Caminha-se por uma espécie de crista, com o Vale do Rio Campo Belo e a estrada do parque à esquerda e o Vale do Paraíba, bem mais abaixo, à direita. As últimas pedras da "crista" que se vê ao fundo são as Prateleiras.

A trilha é bem marcada no chão. Mas em alguns pontos há alternativas também bem marcadas que tornam o caminho mais longo. Em duas oportunidades tive a impressão que seguimos por alternativas.

Há apenas um ponto de água no meio do caminho. Nos disseram que estaria sem água. Havia no entanto um pouco de água, suficiente para um abastecimento de emergência, mas isso foi em julho. Imagino que em agosto ou setembro, ou mesmo em julho em um inverno mais seco, não haveria água.

Após o ponto de água, há uma saída para um caminho direto até o Camping Rebouças, mas seguimos em frente com o objetivo de alcançarmos as Prateleiras. Antes das Prateleiras há a chamada Toca do Índio, uma espécie de caverna formada por pedras muito grandes, um lugar bastante fresco para um descanso. Chegando às Prateleiras há uma trifurcação. À direita se segue até a base das Prateleiras, em frente se segue até as Pedras da Tartaruga e da Maçã, e à esquerda se desce para a estrada do parque e o Camping Rebouças. Esta foi a ordem que seguimos, retornando portanto à trifurcação mais duas vezes.

O caminho até a base das Prateleiras é um trepa-pedras que deve ser seguido com cuidado. Talvez pelo uso as pedras estavam bastante lisas. Chegamos até o platô da base das Prateleiras e retornamos. Imagino que teria sido possível chegar mais perto das Prateleiras propriamente ditas caminhando-se um pouco mais pelo platô. Mas a subida das Prateleiras é uma escalada!

O caminho até a Pedra da Maçã e a Pedra da Tartaruga é simples e rápido. Estas são as mais famosas entre as inúmeras pedras de formato curioso do parque, esculpidas pela natureza. Repare também na Pedra Assentada, uma pedra enorme que parece simplesmente apoiada entre duas paredes nas alturas das Prateleiras.

Por fim, tomamos o caminho de descida até o Camping Rebouças. O caminho nos leva primeiro a encontrarmos a trilha da Travessia Ruy Braga, que conecta a Parte Baixa com a Parte Alta do Parque Nacional de Itatiaia, e depois a encontramos a chamada estrada do parque, em um ponto não transitável por veículos. Subindo pela estrada do parque temos uma vista da Cachoeira das Flores, acessível por uma trilha curta a partir da estrada, e por fim chegamos ao Camping Rebouças, completando o circuito.
Bergstopp

Base Prateleiras

  • Bild av Base Prateleiras
  • Bild av Base Prateleiras
  • Bild av Base Prateleiras
Korsning

Bifurcação Mirante

Circuito Couto Prateleiras
Korsning

Bifurcação Rebouças

Korsning

Bifurcação Ruy Braga

Korsning

Bifurcação Água

Camping

Camping Rebouças

Bergstopp

Cume do Couto

  • Bild av Cume do Couto
  • Bild av Cume do Couto
  • Bild av Cume do Couto
Korsning

Estrada do Parque

Korsning

Início da trilha

Utsikt

Pedra da Maçã

Circuito Couto Prateleiras
Utsikt

Pedra da Tartaruga

  • Bild av Pedra da Tartaruga
Park

Posto Marcão

Entrada do Parque Nacional de Itatiaia
Grotta

Toca do Índio

Korsning

Trifurcação

Utsikt

Vista Cachoeira das Flores

Flod

Água

Circuito Couto Prateleiras

Kommentarer

    Du kan eller den här leden