Tid  2 timmar 49 minuter

1,8
3,6

Visad 9097 gånger, ladda ned 205 gånger

i närheten av Manhuncelos, Porto (Portugal)

Caminhos de Tongobriga é percurso circular, sinalizado, com início e fim na Rua da Associação Recreativa do Freixo e que corresponde ao PR6 MCN (Marco Canaveses). Este percurso leva-nos por vários locais dignos de interesse, entre os quais as Poldras do Ribeiro de Covas, a Igreja de Santa Maria do Freixo e a antiga cidade romana de Tongobriga - Museu e Fórum de Tongobriga.

Saindo do Campo de Futebol do Freixo seguimos para o local de Covas com destaque para o Ribeiro de Covas, a Quinta da Torre e os moinhos de água. Caminhamos ao longo das margens do ribeiro em direcção à aldeia de Fontes com realce para a arquitectura local com casas de pedra, espigueiros, moinhos e fontes... Um dos locais mais bonitos são as Poldras do Ribeiro de Covas, local onde atravessamos o ribeiro saltando de pedra em pedra. O caminho continua por florestas exuberantes de carvalho, castanheiro, choupos, olivais e vinhedos em direcção à aldeia do Freixo e à antiga cidade romana de Tongobriga. Freixo, inserida na denominação aldeias de Portugal, de ruas estreitas e casas em pedra onde se realça a Igreja de Santa Maria do Freixo e o museu de Tongobriga.

Tongobriga começou a ser escavada, em Agosto de 1980, num sítio chamado "capela dos mouros“, designação dada pela população local à pequena parte então visível das ruínas romanas.
A estrutura castrejo-romana criada em Tongobriga, possivelmente pelo imperador Augusto, amadureceu política, administrativa e economicamente, resultando daí a instalação de uma cidade. A escavação permite dizer que no final do séc. I, início do séc. II, Tongobriga surge como civitas, com preponderância sobre a região envolvente.
A construção das termas no final do séc. I, do forum na 1ª metade do séc.II e demais edifícios públicos identificados, corresponde ao objectivo de dotar este centro urbano de equipamentos colectivos que, pela sua monumentalidade e riqueza arquitectónica, impusessem Tongobriga como centro de atracção e decisão. Junto ao forum estavam as termas públicas, construídas em Tongobriga no final do séc.I e posteriormente remodeladas.
O sítio arqueológico, hoje com uma área classificada de 50ha, é Monumento Nacional desde 1986.

Ficha Técnica do Percurso
Nome: “PR6 Caminhos de Tongobriga”
Extensão: cerca de 8 km
Tipo de percurso: circular de pequena rota
Duração: cerca de 2:30h
Grau de dificuldade: médio
Âmbito: histórico, natural e paisagístico

PR6 MCN

Followed this on the weekend with 4 kids from 6 to 10 years
    Great!

• F. BRAGA 2016-sep-24

Trilha muito suja(lixo restos de materiais de obras etc) e sem manutenção dos moinhos. Vegetação que impossibilitou passar numa parte do percurso.
    Ficou muito a baixo do que esperava.

• Bild av MiguelGarciaLamas

MiguelGarciaLamas 2020-jul-05

Fiz o trilho no sentido oposto do relógio , trilho muito mal assinalado com Clara falta de manutenção caminhos originais do trilho sem passagem cobertas de mato sem passagem possível, com cercas em arame no caminho.
    Só com GPS ou smartphone para arranjar alguns caminhos alternativos.

• Bild av MiguelGarciaLamas

MiguelGarciaLamas 2020-jul-05

Só com GPS ou smartphone para arranjar alguns caminhos alternativos.

Caminhantes 2020-jul-06

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações

• Bild av magalhães freitas

magalhães freitas 2020-okt-06

A secção de montanha do Académico F. Clube, tem agendado parta o próximo dia 31 deste mês de Outubro uma caminhada neste tão elogiado percurso.
    Esperamos encontrar um caminho transitável, limpo e digno da publicidade divulgada.

• Joaquim Freitas 2021-jan-01

I have followed this trail  verifierade  View more

Não deve haver no mundo muitos trilhos que atravessem uma cidade romana..
    Vale a pena conhecer.

Caminhantes 2021-jan-01

Olá Joaquim Freitas!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

• bernardinofrasilva 2021-mar-08

Sabem dizer se o trilho já tem marcações visíveis?

Caminhantes 2021-mar-09

Olá bernardinofrasilva!
    Não sabemos como se encontra o trilho atualmente, foi realizado em novembro de 2014.