-
-
657 m
377 m
0
1,8
3,7
7,3 km

Visad 841 gånger, ladda ned 2 gånger

i närheten av Fajã da Ovelha, Madeira (Portugal)

CAMINHADA DE SÃO LOURENÇO EM FAJÃ DA OVELHA ATÉ,
HOTEL JARDIM ATLÂNTICO NOS PRAZERES

Caminhada com cerca de 8 Km de extensão.
Prevista para cerca de 5 horas.
É uma caminhada com classificação nível 3

Julgamos que todas as pessoas conseguem fazer esta caminhada, exceto os que têm dificuldade em subidas e/ou descidas.
O piso por vezes escorrega, às descidas e subidas constantes.
A altitude varia entre os 700 e 414 metros.
Tirando os primeiros 1800 metros, é um constante sobe e desce.
O início em São Lourenço, em Fajã da Ovelha, na Estrada Travessa da Igreja, aos 700 metros de altitude, seguindo a Levada Nova da Calheta com direcção à Raposeira, passando pelos Caminhos da 1ª. Lombada dos Cedros e da 2ª Lombada dos Cedros.
Ao fim de 1850 metros, saímos da Levada e descemos, à direita, uma estrada de terra, até um entroncamento. Aqui, subimos, à esquerda, até chegarmos à Travessa da Escola Velha.
Voltamos a descer uns metros, pelo caminho da Raposeira do Lugarinho, até virarmos, à esquerda, na Vereda da Levada da Fonte.
Ao chegar ao Ribeiro, viramos à direita para o Caminho do Aviceiro e neste, viramos à esquerda, subindo até ao Caminho da Raposeira.
Neste ponto, viramos à direita, onde no fim da estrada apreciamos as vistas junto do marco geodésico da Raposeira.
Descemos numa vereda que existe à esquerda e que nos leva até ao miradouro da Raposeira sobre o Paúl do Mar, um dos miradouros mais bonitos e dos menos conhecidos da Madeira.
Miradouro da Raposeira (580 metros de altitude).
Aqui descemos uma pequena vereda até ao caminho que existe abaixo do miradouro e continuamos a descer um caminho de terra até chegarmos a uma vereda curta com algum grau de dificuldade 3,5 até a Ribeira, ali existente (496 metros de altitude). A partir daí, começamos a subir em direção à Maloeira, até atingirmos a Rua da Achada (640 metros de altitude).
Viramos à direita na Vereda dos Lavadouros, até atingirmos a Rua do Pico onde viramos à direita, para iniciarmos nova descida pela Vereda da Maloeira, até atingirmos a Ribeira Seca ou do Pargo do Paúl, que tem água a correr mas virando 20 metros à esquerda antes da ribeira e da descida com muita dificuldade, passamos no leito da ribeira facilmente visto esta vereda passar por dentro da ribeira e sem dificuldade podemos passar para a outra margem da ribeira, (414 metros de altitude).
Continuando pela vereda da Maloeira atravessamos um pequeno túnel que faz a ligação ao Caminho real nº. 23 (não necessita lanterna).
Aqui já na Vereda Prazeres- Paúl do Mar ou do Caminho Real nº. 23 Paúl do Mar.
Viramos à esquerda e iniciámos a subida até chegarmos ao Miradouro dos Prazeres, onde podemos ver parte do Paúl do Mar e parte do Jardim do Mar. Subindo mais 50 metros, chegamos ao Caminho dos Pés Descalços, junto ao Hotel Jardim Atlântico, onde propomos uma paragem de 30 minutos para o fazer. (opcional, mediante pagamento extra de 50 cêntimos, na receção do Hotel).
Após esta paragem, subimos Caminho do Lombo da Rocha, até chegarmos ao entroncamento da Rua da Carreira.

Kommentarer

    You can or this trail