Tid  8 timmar 11 minuter

Koordinater 1335

Uploaded den 21 oktober 2014

Recorded oktober 2014

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1 538 m
402 m
0
2,3
4,6
9,16 km

Visad 5791 gånger, ladda ned 337 gånger

i närheten av Porto de Cima, Paraná (Brazil)

Subida ao Pico Marumbi, com ascensão pela Via Frontal e descida pela Via Noroeste + Trilha do Rochedinho

Uma das montanhas mais clássicas e berço do montanhismo brasileiro, a subida do Conjunto Marumbi é considerado uma das mais difíceis do Paraná. Está inserido no Parque Estadual do Marumbi, e contém diversos atrativos naturais e históricos. Mais informações em https://sites.google.com/a/cosmo.org.br/cosmo/omarumbi

IMPORTANTE:
-É indispensável fazer cadastro no Ponto de Controle do IAP próximo a entrada da trilha do Salto dos macacos. Atualmente, o Posto do IAP na Estação Marumbi encontra-se desativado para reformas, devendo estar pronto pelo começo de 2015. Este cadastro é essencial para que seja acionado resgate caso aconteça algum imprevisto na montanha.
-A subida ao Pico Marumbi contém vias ferratas e subidas verticais que exigem muito do físico (parte superior e inferior do corpo) e psicológico (exposição a grandes alturas). Pessoas sem cursos ou boa vivência em montanhas, e/ou que nunca foram ao conjunto devem subir somente acompanhadas de montanhistas experientes que conheçam bem o caminho, e com os devidos equipamentos de segurança.
-A maioria dos acidentes registrados está relacionada a FALTA DE LANTERNA. A trilha mais rápida ao Pico Marumbi demora várias horas, e muitos ficam presos na montanha por perderem o horário e sol. INDISPENSÁVEL portanto, começar a subida bem cedo e SEMPRE levar lanterna, muito preferencialmente headlamp, pois há necessidade constante de uso das mãos na descida.
-Considero também essencial a visita e leitura criteriosa do site do COSMO, grupo voluntário de resgate em montanha que atua no Parque Estadual do Marumbi: https://sites.google.com/a/cosmo.org.br/cosmo/omarumbi . Este contém diversas informações de segurança valiosas e que podem salvar sua vida, além de conter interessante histórico da região.

As trilhas são bem marcadas com fitas e footprints. Há derivações em diversos trechos, mas as fitas coloridas indicam bem o caminho correto.

***Neste tracklog, a recepção do GPS ficou ruim no trecho do Vale das Lágrimas, especialmente entre os diques de diabásio, como indicado pelos pontos de interesse. Usar cautela neste trecho e na dúvida, sempre seguir as fitas indicativas (neste caso, as vermelhas).

Relembrando, a subida é acentuada e contém várias vias ferratas, algumas com mais de 20 degraus em paredões quase verticais, e longos trechos de corda e corrente, boa parte delas bastante expostas a desfiladeiros. Devido a estes desafios técnicos que exigem razoavelmente do físico e psicológico, considero esta trilha "Difícil".
Vattenfall

Cachoeira dos Marumbinistas

Último ponto de água garantido
parkering

Estação Engenheiro Lange

Antiga estação de trem, conhecida anteriormente como Estação da Volta Grande. Mais informações em http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-cur-paran/englange.htm
Waypoint

Estação Marumbi

Estação histórica, única em atividade nas proximidades aonde geralmente descem excursionistas do Parque Estadual do Marumbi. Há local de camping, porém o mesmo encontra-se desativado até o fim de obras de restauração no local (previsto para 20 de Dezembro)
berg

Gigante

Cume do Gigante
berg

Pico Marumbi ou Olimpo

berg

Ponta do Tigre

Cume da Ponta do Tigre
Risk

Recepção Recuperada

Ponto aonde a recepção de satélites voltou a ficar estável
bild

Rochedinho

Pequeno morro próximo a Estação Marumbi, mas que proporciona um belo visual do Conjunto Marumbi e da região. Subida fácil e com poucas dificuldades técnicas, porém com pequenos trechos de exposição a desfiladeiros.
Risk

Vale das Lágrimas - Recepção Ruim

Recepção de satélites do GPS ruim neste trecho, especialmente entre os diques de diabásio. Na dúvida, sempre seguir a sinalização indicativa do trecho (neste local, fitas vermelhas)
Waypoint

Vila Marumbi

Conjunto de casas e refúgios de montanhistas
vatten

Água

Ponto de água potável
vatten

Água Intermitente

Ponto de água intermitente, de qualidade duvidosa. Recomenda-se uso de pastilhas de cloro, ou outro tipo de filtro.

5 kommentarer

  • Bild av joaocdestro

    joaocdestro 2015-jun-16

    I have followed this trail  View more

    Trilha muito boa, INICIE ELA CEDO!!! nao recomendo para iniciantes, nem para quem tem pouco preparo fisico e mental. Tbm nao recomendo em dias molhados.
    *leve lanterna

  • Bild av Alexandre Arins

    Alexandre Arins 2015-jun-17

    Obrigado pela avaliação, realmente é uma pernada boa e com visuais espetaculares. A trilha é bem sinalizada e marcada, mas de fato exige um considerável preparo físico e psicológico para superar alguns de seus desafios. Abraços!

  • Bild av Alan Nagel

    Alan Nagel 2016-mar-08

    Muito bem detalhado , parabéns pela publicação Alexandre !
    Foi para minha lista de futuros objetivos rs

    Abraço

  • Bild av Bessa27

    Bessa27 2017-okt-03

    Necessita de material de escalada?

  • Bild av Alexandre Arins

    Alexandre Arins 2017-okt-05

    Olá, para subida e descida pelas vias Frontal e Noroeste não é necessário nenhum material específico de escalada, mas uma cadeirinha e equipamento específico para via ferrata pode ajudar na segurança nos trechos de escada.

You can or this trail